O Alfa de todas as criptomoedas foi inventado há mais de uma década. Desde o início da Internet e da magnífica ideia de Jeff Bezo de começar a Amazon.com — por sorte, não com o nome Cadabra, que mais soaria como um passe de mágica — meios de pagamento sempre foram um grande problema. Fraude, principalmente.
Nos anos 1950, os cartões de crédito foram inventados para resolver a dificuldade de carregar muito dinheiro. O primeiro foi o cartão Diners, do qual até hoje sou cliente.
[...]
Ele permitia ao comerciante copiar depressa as informações do cartão para papel e entregar uma cópia ao cliente para assinar. A característica mais conhecida era o som da maquininha passando de um lado ao outro, copiando o cartão.
Antes da invenção dessa máquina curiosa, a conclusão do processo de pagamento era feita à mão, o que tornava o processo demorado. Eu me lembro de clientes esperando na fila e reclamando: “Ai, não! Mais um com cartão de crédito. Agora, vamos esperar muito mais tempo.” E era verdade, o comerciante tinha que pegar os formulários, preenchê-los à mão com uma letra legível, conferir a identidade do cliente e a assinatura. E isso tomava tempo. Comparado a isso, pagar com dinheiro era um processo fácil e rápido — um cenário e tanto para o crescimento de empreendedores.