A mãe de todas as criptomoedas foi inventada há mais de uma década. Desde o advento da internet e da brilhante ideia de Jeff Bezos de fundar a Amazon.com (felizmente não como Cadabra, que soa como Cadáver), os pagamentos foram um problema enorme – especialmente as fraudes.
Na década de 1950, os cartões de crédito foram inventados para resolver o problema de termos que carregar sacos de dinheiro por aí. O primeiro foi o cartão Diners Club, do qual sou cliente até hoje.
[...]
Ela permitia que o comerciante reproduzisse rapidamente os dados do cartão de crédito em um papel e entregasse uma cópia para o cliente assinar. Sua característica mais marcante era o som de “swish, pop”.
Antes da invenção dessa maquininha curiosa, a papelada era toda preenchida à mão e o processo de pagamento era simplesmente lento demais. Lembro-me dos clientes esperando na fila e reclamando: “Ah, não, mais um com cartão de crédito. Agora vamos ter que esperar muito, muito mais”. E era assim mesmo: o comerciante tinha que pegar os papeis, anotar tudo de forma legível, verificar a identidade do cliente e a assinatura, tudo muito demorado. Em comparação, pagar com dinheiro era um processo rápido e fácil – tantas oportunidades de melhoria para empreendedores inteligentes.